-
Arquitetos: Grimaldi - Nacht arquitectos
- Área: 557 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Plaza está localizada a 200 metros de altura na inclinação sul do Lago Gutiérrez, em San Carlos de Bariloche, Província de Rio Negro, Argentina, cercada por uma grande floresta de Coihues com vistas incríveis para o eixo do lago.
O projeto tem sua origem nas cidades Incas, onde diferentes plataformas articulam e conectam quatro volumes dispostos ao longo da pendente montanhosa. Esses volumes definem e organizam os diferentes usos da casa e se conectam através de uma grande praça situada no eixo do conjunto, sendo este o lugar de contemplação e lazer.
A implantação do projeto ocupa 557 m2 dentro dos 10.000m2 totais do terreno. Sua disposição no terreno foi extremamente restrita por estar dentro de uma floresta protegida. Esse fato determinou a área de desenvolvimento do projeto para evitar a derrubada de árvores. O caminho atual de acesso ao conjunto é um antigo caminho de gado. A casa se apoia em pilares para não afetar a pendente natural do terreno e garantir o livre escoamento.
A partir da pulverização do programa, buscou-se regular a privacidade dos diferentes espaços do conjunto, separando e organizando sua utilização, permitindo um uso eficiente, onde cada espaço cria uma atmosfera e qualidade diferentes. O projeto também deveria oferecer espaços que permitissem flexibilidade de uso, tanto interno como externo, gerando ambientes capazes de adaptar-se às necessidades das diferentes temporadas do conjunto. Também buscou-se vincular os espaços mais públicos ao centro do conjunto, valorizando os espaços de encontro e sociais.
O volume de hóspedes (dois dormitórios) e o volume principal estão conectados por uma ponte. As grandes salas comuns proporcionam um ambiente acolhedor, com um amplo espaço de cozinha-jantar, sala de estar, todos pontuados com lareiras. Devido à inclinação extrema e às regulamentações internas do condomínio, abaixo de alguns volumes foram previstos os programas alternativos (piscina, sauna, salas de estar, lareira).
A praça, como centro social da casa, está vinculada ao bloco de caráter mais público: a área de lazer/sala de jogos. Construído inteiramente em pedra, este bloco contempla cinema, churrasqueira, cozinha e banheiro. A praça serve de expansão para esses usos, equipada com uma mesa e um fogareiro. Um grande banco perimetral de ipê fecha e acompanha o limite orgânico da praça em suas vistas para o lago.
Dois dos quatro volumes foram revestidos em sua parte externa com madeira de Pacara queimada com teto de chapa preta, apoiados em uma laje de concreto armado e pilares metálicos. Outro volume combina madeira e pedra em seu contato com o terreno natural, e um último volume semi-enterrado, que dá para a praça, é inteiro de pedra e chapa preta. Em seus interiores, todos os blocos foram revestidos integralmente em ipê Boliviano e carpintarias de madeira Petiribi.
A madeira utilizada para o projeto provém de florestas protegidas, através de uma gestão sustentável das matas nativas.